domingo, 28 de março de 2010

Petrô quer Petrópolis como a Cidade do Esporte!



Com o início do Projeto de responsabilidade Social no ano passado a diretoria de esportes do Alvinegro começou a ter acesso direto às necessidades dentro de várias Comunidades de nosso Município.
O Petrô movimenta cerca de 2.000 atletas, entre Projeto de Responsabilidade Social, Escolinhas e Equipes de de competição. Apesar de sabermos do benefício que estas atividades vêm trazendo para Sociedade, também temos o conhecimento que é necessário crescer está estrutura.
Em cima desta realidade social os Coordenadores do Projeto começaram a atuar de forma ampla na busca de melhorias estruturais para prática de esportes e promoção de saúde para os moradores destes locais.
A primeira necessidade observada foi a de cobrir estes espaços esportivos, a ação da chuva e do próprio sereno inviabilizavam a prática de esportes, em cima disto foi preparado um Projeto de Cobertura das quadras públicas, sendo o mesmo entregue a cada Vereador e ao Poder Executivo de nossa cidade.
Outras necessidades como colocação do piso correto nas quadras é essencial. Algumas quadras devem ser polivalentes (para a prática de vários esportes) e outras de grama sintética.
Hoje não podemos mais utilizar quadras de barro ou pó de pedra, pois além de não serem ideais para o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes também causam danos ao sistema respiratório dos moradores das áreas vizinhas.
Algumas pessoas podem questionar o porquê do investimento no esporte? Através do esporte podemos trazer maior equilíbrio social, promoção de saúde, orientação social, educação, lazer, integração, etc. Com isto temos certeza que itens como segurança, saúde e educação teriam um importante objeto de apoio. E o que é mais interessante, não necessita de altos investimentos.
Paralelo as melhorias devem ser intensificados o uso dos espaços com Projetos Esportivos e Culturais; quando falo em Cultura é porque em quadras cobertas podemos ter oficinas de Teatro, Cinema e Música. Já existem Projetos nas pastas do Ministério dos Esportes e no Ministério da Cultura e também aqueles oferecidos pelo Governo Estadual. O Coordenador do Projeto Petrô 100 anos, Leandro Kronemberger, o Berg, questiona: “Todos sabemos que tudo decorre de planejamento e ação, para podermos desenvolver qualquer melhoria e/ou Projeto é necessário cumprir uma série de requisitos. O Petrô no ano passado entregou um Projeto de Cobertura de quadra com aproximadamente 20 folhas ao Governo Municipal, e pelas informações que obtivemos o Projeto foi um sucesso e trouxe uma Emenda Parlamentar para sua execução, mas não podemos ficar “ensinando” a trabalhar, queremos que sejam tomadas as iniciativas pelos órgãos competentes.”
Junto a estas ações observamos a necessidade de apoiar os Clubes de nosso Município que disputam os Campeonatos Municipais de Futebol e Futsal em várias categorias, mas com apoio poderiam promover também os Campeonatos de Handebol, Basquete, Vôlei, Tênis de Mesa, Atletismo, etc. Hoje os clubes movimentam juntos mais de 15.000 pessoas por mês em suas dependências e em ações socio-esportivas.

As ações esportivas devem ser planejadas para atingir o maior número de praticantes, o fomento a prática de várias modalidades esportivas além do benefício à saúde tem o fator de “garimpar” talentos esportivos para os esportes. Um bom exemplo disto é o Futebol e o Futsal de nossa cidade, por Petrópolis possuir um Campeonato Municipal com a participação de vários clubes conseguiu revelar atletas como Kevin Kurani(Schalke 04), Rafael e Fábio(Manchester United), Vinicius(Petrópolis), Rafael Sixel(Vassouras) e muitos outros espalhados por equipes profissionais. Para podermos ganhar em qualidade precisamos primeiramente crescer internamente para depois mostrarmos isso em competições Estaduais e Nacionais.
Outra necessidade evidente são as Arenas Esportivas, hoje nossa cidade não possui Ginásio Municipal Poliesportivo, não possui Estádio Municipal, estamos na “Pré-história” do esporte.
Vamos construir a Política Publica Esportiva de nosso Município, vamos realmente nos tornar além da Cidade Imperial a Cidade do Esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário