sexta-feira, 19 de março de 2010

Petrô se filia a Federação de Badminton





A diretoria de esportes do Petropolitano FC, pensando sempre em seguir ao pé da letra o planejamento para o ano de seu centenário, com a intensão de aumentar a quantidade de modalidades esportivas olímpicas desenvolvidas pelo clube, a IFSports, empresa de gestão e marketing esportivo, que presta serviços de consultoria e marketing para o clube, do qual ajudou a idealizar elaborar e planejar o projeto “petrô 100 anos”, que inclui a profissionalização do futebol, transformação de estádio em arena e a projeto de inclusão social através do esporte. A empresa que também é contratada e presta serviços para a FEBARJ, (Federação de Badminton do Rio de Janeiro), sendo esta facilitadora para que o clube oudesse dar esse importante passo para o ingresso de mais uma modalidade olímpica dentro do Petrô.
O badminton é uma modalidade olímpica desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. A entidade máxima do esporte é chamada de Badminton World Federation (BWF) e conta com 164 países filiados, perdendo em número de países associados apenas para a FIFA (Fédération Internationale de Football Association).
A BWF calcula em torno de 15 milhões de praticantes regulares de badminton e 150 milhões de praticantes eventuais de badminton em todo o mundo.
A modalidade esportiva badminton é de fácil aprendizado e acessível a todas as faixas de idade, independente de sexo.
O badminton é praticado em simples e duplas, com raquetes leves que não excedem a 120 gramas de peso e uma peteca (formato em cone e base semi-esférica), em quadra retangular, dividida ao meio por uma rede de 1,55 m de altura.
Se caracteriza como um jogo de iniciativa, força, resistência, competitividade, extravasamento e “fair-play”. Como recreação é um jogo estimulante, tendo em vista sua fácil aprendizagem e objetivos e regras bem simples. Na área físico-motora, as posturas e os seus movimentos fazem do badminton um jogo dinâmico completo onde, além do desenvolvimento de habilidades motoras, se trabalha a força, a agilidade, a potência, o reflexo, a flexibilidade e a resistência.
No âmbito social o badminton oportuniza a participação e o congraçamento entre os seus componentes, uma vez que o jogo pode ser praticado com sua dosagem de impacto de acordo com o nível de desenvolvimento de cada um, proporcionando jogos entre faixas etárias distintas (crianças, adolescentes, adultos e até idosos), entre amigos e familiares, sem que se perca o prazer da recreação proporcionado pelo jogo, mesmo como atividade física.
É uma modalidade pouco divulgada e conhecida no Brasil. No entanto, ele é um dos esportes mais praticados no mundo, notadamente no Leste e Sudeste Asiático, Europa e América do Norte. Originário da Índia (Poona), o esporte foi modernizado, divulgado e desenvolvido pela Inglaterra, onde foi criada a Federação Mundial de Badminton (BWF), que congrega confederações de mais de 160 países do mundo todo, inclusive o Brasil.
No Brasil o badminton como esporte de competição é disputado desde 1984, quando foi criada a Federação Paulista de Badminton. Hoje, além da Confederação Brasileira de Badminton, existem treze federações nos seguintes estados: Distrito Federal, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Outros estados estão-se organizando para criarem as suas federações.
No Pan Americano de 2007 realizado na cidade do Rio de Janeiro, o badminton ganhou a primeira medalha nos jogos, bronze na dupla masculina. Por esta conquista a mídia brasileira deu alguma cobertura para o esporte, contribuindo para sua maior divulgação e, em conseqüência, o interesse pela modalidade cresceu. Nas Américas, o Brasil está entre os seis melhores, sendo o segundo na América do Sul, atrás do Peru.
A Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro conta com aproximadaente 2.500 praticantes de badminton, sendo desses 615 são atletas federados.
O Petropolitano FC,,já começa neste final de semana a disputar do Campeonato Estadual no Centro de Treinamento Miratus de Badminton, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Com uma equipe composta de quatro atletas, oriundo de Juiz de Fora, Minas Gerais, para representar o clube, que além de participarem dos torneios da FEBARJ, em abril, eles já disputarão o Brasileiro, que será em Campinas, no Estado de São Paulo, sendo etapa seletiva para o Pan-Americano de Badminton.
“O Petrô, sempre pioneiro em suas ações, será o primeiro clube de futebol a disputar campeonatos pela federação do Rio, é um esporte novo para nós, mas que no mundo, em matéria de praticantes, só perde para o futebol. O primeiro passo, que era montar uma equipe de Badminton para disputar os campeonatos oficiais da Federação, já foi dado, através de uma acordo da IFSports e do clube com alguns atletas mineiros que pretendiam disputar o campeonato Carioca, o segundo passo é fomentar o desporto em Petrópolis e região, para que o clube possa revelar atletas da cidade, e quem sabe em 2016 não tenha um petropolitano representando o Badminton Brasileiro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, quem sabe?..” Analisou Geraldo Barros, Coordenador de Futebol do clube e sócio da empresa IFSports.

Um comentário:

  1. Olá, sou prof. de Ed. Física, e trabalho com Badminton em Teresópolis.

    Gostaria de obter o contato (e-mail) de algum professor que trabalha com o Badminton em Petrópolis, pois irei realizar um evento em agosto em Teresópolis, e gostaria que a cidade de Petrô participasse...

    Caso haja interesse segue meu contato:
    jonatham.fitness@hotmail.com

    ResponderExcluir