Em agosto dentro da programação de centenário do Petropolitano, que completou 100 anos no último dia 4 de julho, está sendo programado o “ Futebol dos 100 “, que vai reunir no estádio Carlos Guinle, na sede esportiva do Valparaíso, inúmeros craques do passado que pertenceram ao futebol do clube alvinegro.
A ideia partiu do vereador Silmar Fortes, que esta semana realizou sessão solene na Câmara Municipal de Petrópolis, para homenagear o clube, por meio dos seus ex-jogadores, dirigentes e atual diretoria. “Tenho uma enorme gratidão por tudo de bom que o Petrô me proporcionou. Cheguei ao clube aos 19 anos e fui muito bem recebido por uma grande família alvinegra “, disse Silmar que sempre atuou na defesa, como lateral esquerdo.
“A característica interessante do nosso time é a amizade entre nós. Tinhamos um carinho especial. Jogávamos como atletas amadores, mas nos comportávamos dentro de campo como profissionais com as cobranças de cada um. Honramos de verdade a camisa alvinegra. E fora dos gramados éramos e ainda somos uma verdadeira família, isso permanece até hoje . Esta homenagem feita é a confirmação 30 anos depois de como o clube nos respeitava e fazia tudo por nós fora e de campo, bacana ver que isso permanece. Foi maravilhoso poder reunir todos nós e relembrarmos tantas histórias que vivemos juntos durante muitos anos“, disse o ex-atacante do Petrô, Sérgio Braga, o “ Batata “, que já confirmou a participação no “ Futebol dos 100”.
O médico e presidente do clube, Arnaldo Rippel, que também esteve envolvido diretamente com a maior parte do grupo ex-jogadores, elogiou mais essa iniciativa de Silmar.
“O Silmar foi um atleta exemplar que defendeu intensamente as cores do Petrô, dentro e fora de campo. Aí está mais uma do lateral Silmar. Agora como vereador, decidiu realizar está inesquecível comemoração nos 100 anos do Petrô”, comemorou.
A ocasião vai permitir que o jornalista Gustavo Medeiros, que está produzindo em livro uma retrospectiva fotográfica histórica dos 100 anos, faça uma colheta de depoimentos sobre a trajetória desses atletas.
“Conheço a maior parte. Pois também fui atleta do clube, em categoria inferior ao grupo do Silmar. Esse grupo, cuja união me empressiona, tem muito o que contar. Eles pertenceram a um período glorioso do clube, onde o time ganhava todas as competições. Se não fosse campeão, era vice. Quero registrar esse encontro para que em breve possamos produzir um longa documentário sobre os 100 anos. Material em imagens e textos não é problema. Temos inclusive, 60 minutos em 16 milimetros de eventos realizados no clube, gravados pela produção Cesar Nunes, com narração de Cid Moreira. “, informou Gustavo.
Geraldo,
ResponderExcluirBoa tarde. Não tenho certeza, mas acho que meu bisavô foi um dos fundadores do Petropolitano Futebol Clube. Você tem a listagem com o nome dos fundadores?
Parabéns pelo blog.
Carlos Vallegros