terça-feira, 26 de outubro de 2010

Petrópolis, o esporte como fator de crescimento social e econômico!












Petrópolis, única Cidade Imperial da América do Sul, patrimônio Histórico Nacional, tendo como monumentos a Catedral, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont e todos os edifícios que se concentram na esplêndida Avenida Koeler. Não podemos esquecer da nossa Avenida do Imperador e do Distrito de Itaipava; ” bela” Petrópolis, polo turistico e gastronômico do nosso Brasil!

Petrópolis, cidade com mais de trezentos mil habitantes, com grande número de pessoas morando em encostas e nas periferias do “Centro Historico”, está Cidade Imperial cresce vertiginosamente sem um controle eficaz da expansão demográfica, gerando assim deficiência na geração de empregos, na saúde e na educação.
Petrópolis, cidade de vários destaques no esporte Nacional e até mesmo Internacional. Temos ou tivemos revelações no Futebol, Futsal, Handebol, Volei, Atletismo, Tênis de Mesa, Futebol de Mesa, Tênis de campo e mesmo sem uma politica pública esportiva continua produzindo grandes esportistas.

Quando falamos de todos esses assuntos, pergunta-se: o que turismo, empregos, saúde, educação e meio ambiente tem haver com esporte? Para entendermos podemos citar planejamento, foco, politicas públicas de forma integrada, potencial humano e econômico.
Através desta visão é que temos que valorizar o esporte como um dos principais meios de crescimento social e econômico, lembrando que através dos projetos esportivos empregamos vários segmentos de profissionais, que o esporte não trabalha somente os atletas, mas todas as pessoas, jovens ou idosos, homens ou mulheres além do forte apelo de integrar e desenvolver a sociedade de forma plena.

Está é Petrópolis, potencial para ser uma cidade modelo, mas que vive atrás de uma grande “maquiagem”, vamos cuidar do nosso patrimônio, não só turistico, mas também do esporte como instrumento gerador de empregos, lembrando que esporte e a saúde se comunicam como forma de melhoria de qualidade de vida, esporte e educação interagem na eficácia da formação de nossos jovens, esporte e meio ambiente se completam na proteção do nosso ecossistema e que principalmente, o esporte pode trazer de volta a dignidade e orgulho de sermos petropolitanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário