Novo Site do Petropolitano Foot-Ball Club
sábado, 25 de junho de 2011
Giro da Tribuna: O maior campeão deste ano?
Que me perdoem os santistas, mas o maior campeão deste ano não deverá ser o alvinegro praiano, mas sim um alvinegro serrano: o Petropolitano está concluindo o primeiro semestre com excelentes resultados em todas as categorias, tanto no futsal quanto no futebol de campo. Às vésperas de completar 100 anos, o clube está dando um belo exemplo mostrando que, com uma diretoria forte e planejamento, é possível alcançar bons resultados. O que ocorre em várias competições que disputa atualmente (e não são só aquelas referentes à Liga Petropolitana de Desportos) deveria ser seguido para todos os que pretendem fazer sucesso na temporada, e já se percebeu que é preciso também atuar fora das quatro linhas para que tudo aconteça conforme foi idealizado não ontem, anteontem ou semana passada, e sim com um ano de antecedência.
Quando abordei a questão fora das quatro linhas, é a construção de uma imagem muito diferente daquela moldada por seus dirigentes durante décadas. Ou seja, o Petropolitano deixou de ser um clube da elite para se integrar com todas as camadas da sociedade petropolitana. No projeto nas comunidades vem alcançando resultados importantes e não é apenas isso: influenciou diretamente em alguns projetos políticos do município. Em parceria com vereadores como Wagner Silva, influenciou em decisões importantes do governo municipal desde o início da gestão do atual prefeito; isso sem contar que, com o aumento da secretaria de esportes, emplacou uma importante função com Leandro Kronemberger, o Berg, que trabalha junto com o secretário Carlos Alberto Lancetta no planejamento esportivo público, de olho fundamentalmente nos dois megaeventos esportivos internacionais.
O sucesso do Petropolitano, em todos os níveis, se traduz nos resultados conquistados nos campeonatos de futsal e futebol de campo. Se tudo acontecer conforme o planejado, o clube poderá se tornar o maior campeão do Troféu Eficiência no futsal e futebol de campo, ganhando a maioria das categorias. Só a título de exemplo, o time de sub-20 se classificou para a semifinal do Campeonato Municipal de futebol com duas rodadas de antecedência e, para quem acompanha de perto a categoria, será difícil tirar o alvinegro da parada. Um detalhe: com a ideia da Liga Petropolitana de Desportos de montar seleções de futebol e futsal, que jogam com o nome do Mep e também do Serrano, o alvinegro não se enfraqueceu mesmo cedendo vários atletas à entidade. Montou uma estrutura para que pudesse disponibilizar seus craques sem perder a qualidade do trabalho, diferente com o que acontece com o Carangola hoje. Este, por sua vez, teve vários convocados e não teve peça para suprir seus talentos.
Faltando poucas semanas para o centenário, o Petropolitano parece ter superado a crise da década de 90, em que quase se desmembrou para pagar dívidas. Hoje, o alvinegro está saneado, apesar de ainda um pouco endividado como consequência de erros do passado. É um clube que também conhece aquilo que fizeram por ele ao longo de sua história, e no dia 4 de julho 100 personalidades da cidade serão homenageadas. Não quero entrar aqui no mérito social, em que muitas pessoas – como eu – passaram a juventude por lá, em seus bailes e festas que marcaram época. No esporte, quem está dando a bola é o Petropolitano e com um título já conquistado neste ano – o sub-17 –, caminha para a vitória honrando o seu passado de glórias em várias modalidades esportivas. E que consiga seu objetivo.
ROBERTO MÁRCIO - editor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário